Estudante que tentou se formar na UFRGS com uma suástica no rosto é indiciado pela Polícia Civil

Estudante que tentou se formar na UFRGS com uma suástica no rosto é indiciado pela Polícia Civil

Foto: Reprodução

O estudante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Vinícius Krug de Souza, foi indiciado pela Polícia Civil por apologia ao nazismo. O jovem tentou participar de uma colação de grau com uma suástica desenhada no rosto, em fevereiro.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Conforme o G1, a titular da Delegacia de Combate à Intolerância de Porto Alegre, Tatiana Bastos, afirmou que, além da cruz gamada, o estudante tinha outros desenhos em seu rosto que também podem ser vinculados ao nazismo, e a música escolhida por ele "é utilizada em referências à apologia ao nazismo".


Durante a investigação, Vinícius, familiares e amigos próximos foram ouvidos, além do deputado estadual Leonel Radde (PT), que registrou a ocorrência criminal sobre o caso, e o vice-reitor da UFRGS, Pedro Costa, e o coordenador de Segurança, Mozarte Simões da Costa Junior. Também foram entregues à Polícia equipamentos eletrônicos do indiciado.


O Ministério Público recebeu na segunda-feira (7) o inquérito policial e deve decidir se denuncia ou não Vinícius à Justiça.


O que diz a UFRGS

A universidade, paralelamente à Polícia Civil, realizou, no fim de março, uma votação para formar uma comissão para avaliar o caso. Segundo a instituição, o grupo é formado por seis pessoas, entre eles dois técnicos administrativos, dois professores e dois estudantes.


Até o momento, não há um prazo estabelecido para apresentação da decisão.


Sobre o caso

Vinicius Krug de Souza, formando do curso de Engenharia de Minas da UFRGS, tentou participar da colação de grau com uma suástica pintada no rosto e foi impedido pela instituição. O fato aconteceu no dia 18 de fevereiro, no Salão de Atos da UFRGS, em Porto Alegre.


O estudante estava na sala onde os formandos se preparam para a cerimônia com o desenho pintado no rosto, conforme a instituição. Ao ser questionado pelo vice-reitor e o coordenador de segurança, ele argumentou que a imagem era um símbolo hindu, não nazista. Após ser advertido pela universidade, ele concordou em apagar a pintura da suástica e manteve no rosto outros símbolos, com os quais permaneceu na cerimônia.


Na manhã do dia 19, a UFRGS registrou ocorrência policial contra o aluno. De acordo com o comunicado da instituição, o vice-reitor e o coordenador de Segurança registraram ocorrência na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Porto Alegre, seguindo orientação da Procuradoria Federal da universidade.


Leia mais

VÍDEO: trânsito é liberado após colisão entre carro e ônibus em avenida no centro de Santa Maria Anterior

VÍDEO: trânsito é liberado após colisão entre carro e ônibus em avenida no centro de Santa Maria

Divulgado laudo da perícia na casa do menino Théo, que foi jogado da ponte pelo pai em São Gabriel Próximo

Divulgado laudo da perícia na casa do menino Théo, que foi jogado da ponte pelo pai em São Gabriel

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI